Escola de Fado de São Vicente

DSCF1203
DSCF4795
DSCF4821

A Escola de Fado de São Vicente (EFSV) é uma iniciativa de âmbito cultural e formativo da Junta de Freguesia de São Vicente.

A formação desenvolvida pela EFSV visa o desenvolvimento de competências e conhecimentos técnicos e práticos na área musical, com enfoque no Fado, nas vertentes de instrumento, canto/técnica vocal e escrita para fado (letras de Fado).

A formação em canto e instrumentos inclui aulas de Formação musical às 2ªs feiras das 18h às 20h.

Historicamente, o ensino do ‘Fado’ assenta na formação desenvolvida nas Casas de Fado, através da passagem de conhecimento e da prática e apresentações públicas.

As mudanças culturais e económicas das últimas décadas, levaram a que as Casas de Fado tenham atualmente um carácter e um papel diferente. Sendo parte ‘obrigatória’ do caminho formativo de qualquer músico ou cantor de Fado, o seu desenvolvimento turístico e a necessidade de assegurarem elencos fixos que diariamente ofereçam espetáculos de qualidade, têm reduzindo as oportunidades para os potenciais novos artistas e limitado o acesso às mesmas numa ótica formativa.

Não sendo uma oposição à valiosa formação das Casas de Fado, considera-se que a criação de uma escola de fado facilitará o acesso à transmissão de conhecimentos com uma componente teórica e de base académica mais alargada e uma melhor preparação base dos potenciais músicos e interpretes a formar.

O ensino da EFSV terá por base a formação musical de instrumento e voz, com uma componente geral, complementada com formação especificamente orientada para o Fado. Paralelamente será desenvolvida a formação de Escrita para Fado (letras).

Futuramente, pretende-se que a EFSV realize workshops ou cursos de pequena duração de áreas conexas e complementares à formação musical, diretamente ou por protocolo com outras entidades.

A EFSV repartirá a sua formação por ações de curta duração (workshops/Oficinas), gratuitas ou com comparticipação de custos e por ações de formação continuada (cursos), com comparticipação de custos por parte dos alunos e que permitam a viabilização económica da escola a médio/longo prazo.

Sendo a EFSV desenvolvida na esfera pública e social, está prevista a existência de bolsas de mérito e/ou de carência económica para alunos que apresentem elevado potencial.

A frequência das aulas está aberta à população em geral, mas privilegia-se a população residente da freguesia.

Não existe limite de idade para a admissão de alunos, ainda que, naturalmente, se procure promover a formação orientada para um público infantojuvenil e que as eventuais bolsas a atribuir sejam primordialmente destinadas a formandos mais jovens.

Possibilidade de aulas individuais, a agendar com o formador.

O Regulamento da Escola de Fado de São Vicente foi colocado a Consulta Pública a 10 de novembro de 2022, conforme publicação no DR.

Download Regulamento

O Executivo da Junta de Freguesia de São Vicente aprovou uma redução dos valores definidos no Regulamento Base, pelo que os valores da mensalidade são:

Menores de idade:

Residentes em São vicente – 10€

Não Residentes – 15€

Adultos:

Residentes em São vicente – 20€

Não Residentes – 30€

Aulas individuais:

45€/hora

As mensalidades devem ser pagas até ao dia 8 de cada mês. A primeira mensalidade (novembro) poderá ser paga até ao dia 24.